Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Fazenda Agro-Mbaca

Este blog tem o objectivo claro de realçar como alguém que não tem conhecimentos de agricultura nem fruticultura pode obter rendimentos quer domésticos quer no mercado do seu cultivo.

     Tudo começou com a oferta de um terreno oferecido pelo meu sogro. 
Pavilhão de apoio à fazenda
   Como não sou de ficar de mãos paradas, comecei por construir um pavilhão que iria servir de armazenamento diverso(material de trabalho, colheitas, sementes...). Apenas aos fins de semana, eu, a minha esposa e 2 funcionários criamos este armazém que agora da-nos imensa ajuda. Ao seu lado esquerdo mas colado ao armazém comecei por fazer uma pequena divisão para instalar a bomba de água que é alimentada por uma "cacimba"(para quem não conhece, um poço). 
     Começou por ser apenas isso, no entanto torneou-se a necessidade de fazer mais uma divisão, importantíssima mas que ficou inicialmente esquecida. Colado ao armazém no lado direito fizemos um Wc.
    Enquanto os homens iam fazendo o acima descrito a minha esposa ia com a minha ajuda principalmente a fazer alinhamentos, porque eu primo pela estética plantando árvores em redor do armazém. Árvores na sua totalidade de frutos. 

Plantação de maracujá
      Talvez por eu adorar fruta, optamos por focarmos-nos na fruticultura. Inicialmente começamos por plantar árvores provenientes de Angola(Abacateiros, Mamoeiros, Mangueiras, Goiabeiras...), mas que depois de acharmos um horto espectacular na cidade de Paredes denominado por Viveiros de Castromil optamos também por importarmos juntamente com a nossa bagagem quando regressávamos a Angola. 
      Obviamente estas árvores normalmente vêm com cerca de 60 a 70 cm e parte delas apenas após 3, 4 ou 5 anos irão dar frutos, mas a vida é mesmo assim. É a paixão deste trabalho que nos faz continuar.
Plantação de morango
    Assim sendo ao longo dos meses e mesmo anos neste blog irão ver e explorar várias ensinamentos, truques, dicas, receitas e muito mais baseado na minha/nossa fazenda.

    O objectivo não é fazer produção em escala de fruta mas sim ter um leque variado de frutas. Tentar trazer para Angola, que é um país com um clima fantástico o mais possível  de variedades variedades.

    Espero de algum moda possa ser útil. Se com este blog conseguir que as pessoas se interessem mais por agricultura ou fruticultura neste país que é Angola, então o meu blog está a ajudar Angola a crescer e desenvolver.
     Obrigado.


Vista geral com uma plantação de ananás a destacar-se




3 comentários:

  1. Muito interessante o seu blog, sou aluna do curso de Ambiente e Gestão do Território da Universidade Metodista de Angola queria muito lhe agradecer pelo seu trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio Tomassia,

      Se precisar de tirar duvidas ou fazer alguma pergunta, esteja á vontade.

      Abraço.

      Eliminar
  2. Boa noite, Pedro Meira.

    Os meus maracujazeiros foram podados segundo a técnica adotada na sua fazenda. Eles já deram a primeira rodada de frutas, que foi muito abundante.

    Então pergunto-lhe: os mesmos ramos frutificarão novamente, ou eu terei que podá-los e esperar o nascimento/crescimento de outros ramos para que haja uma nova frutificação? Ou seja, após a frutificação, que tipo de poda eu devo fazer em minhas plantas?

    Obrigado.

    Maximiliano

    ResponderEliminar