Pesquisar neste blogue

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Cafeeiro, a planta do café

Café:

Café já torrado
São árvores de pequenas dimensões que podem crescer até 10 metros. No entanto devem ser podadas para fácil colheita do seu fruto.
As suas folhas são verdes escuras e brilhantes. Trata-se de uma planta que apresenta frutos que crescem em forma de cachos que libertam um perfume intenso.
Os frutos são ovais e tem cerca de 1,5 cm de cumprimento. Começam por ser verdes e á medida que vão amadurecendo tornam-se amarelas até ficarem vermelhos.


Fazenda Agro-Mbaca:

Aposto que não imaginava que o café era um fruto!!! Para ser sincero nem eu.
Quando plantei os meus cafeeiros foi simplesmente por curiosidade. Quando fui ao horto para comprar goiabeiras e mangueiras, vi umas plantas muito verdes e reluzentes e perguntei ao funcionário o que era. 
Café ainda verde
Para minha surpresa ele responde que era café. Café?????
Obviamente a curiosidade falou mais alto e comprei sem hesitar 10 plantas.
Após  ano e meio o resultado é o que vê nas fotos.

Inicialmente a planta é bonita, verde, brilhante, reluzente mas o que ninguém vê, e mesmo eu demorei a perceber é quando se abre a copa. Todo o fruto está escondido debaixo das folhas. 
Pessoalmente fiquei admirado, não estava á espera de ver tantos frutos com uma árvore tão pequena.
Nas minhas fotos, os frutos ainda estão de cor verde, não estão maduros mas imagino que quando amadurecerem a planta ficará ainda mais bonita com o verde das folhas e o vermelho do fruto.

Agora terei de aprender como se torra o fruto depois de maduro.
Vou ter de pesquisar.
Depois conto a minha experiência!
Planta de café com um ano e meio
Abrir a copa para ver os bagos do café

Bagos do fruto café


Sem comentários:

Enviar um comentário