Pesquisar neste blogue

terça-feira, 1 de setembro de 2015

6 meses após plantação de Maracujazeiros


     Caros leitores, venho hoje mostrar-vos a minha plantação de maracujazeiros após 6 meses do plantio.

    Como podem ver numa postagem anterior em que expliquei como fazer o plantio de maracujazeiros eu fiz uma plantação com cerca de 168 plantas em que foram todas plantadas a cerca de 6 meses. 
     Para os cépticos que duvidam que nascem maracujás antes das plantas completarem 1 ano de maturidade, comprovo com fotografias que estão enganados. Posso até garantir-vos após estes 6 meses tenho já 9 maracujás bem formados e quase na maturidade de serem colhidos.
        Este pequeno pomar foi formado por pilares feitos de betão ligados com 5 fiadas de fio de aço com uma rega composta por um tanque que abastece por gravidade as plantas através de rega gota a gota.

Plantação após 6 meses

Plantação após 6 meses


2 maracujás com plantação de 6 meses

Pomar com rega por gravidade


 Artigos relacionados:

      - Plantar maracujazeiros
      - Podar maracujazeiros


 

7 comentários:

  1. Bom dia Pedro, uma pergunta sobre a poda, no caso da primeira imagem deste artigo há uns galhos junto ao ramo principal (a cima), que estão mais altos que o arame, como já tem vários para baixo encaminhados e a uma curta distancia uns dos outros (ramos terciários) devemos cortar aqueles que estão para cima ? ou encaminhá-los ?
    Obrigado Xavier

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Xavier,

      No caso da foto eu estava a deixar crescer para ter o tamanho suficiente para chegar ao arame, no entanto se já tiver ramos para baixo que chegue tem de se cortar.

      Por isso é que a poda do maracujá tem de ser constante, a planta de maracujá cresce muito rapidamente, tem de estar sempre a cortar os ramos em excesso.

      Eliminar
    2. Muito obrigado !
      os maracujás que você planta são da especie mais pequena ou também planta aqueles grandes do Brasil?
      Em Portugal só se vê maracujás do gênero dos que tem nas fotos

      Eliminar
    3. Os que eu tenho são de espécie pequena ou considerada normal. Os do Brasil também são destes, unicamente eles na rega a agua leva hormonas de crescimento e outros medicamentos, salvo espécies diferentes como o maracujá banana, maracujá gigante...

      Você encontra na Internet semente de maracujá gigante se quiser. Eu comprei e coloquei nos bardos este fim de semana por isso ainda não tenho o feed back sobre o rendimento ou o tamanho mas quando tiver escreverei no blog sobre essa variedade.

      Anbraço

      Eliminar
  2. Boa tarde, Pedro Meira.

    Plantei em meu quintal, aqui no Brasil, 20 pés de maracujá em bardo (comumente chamado aqui de espaldeira).

    Depois que vi suas publicações a respeito da poda dessas plantas, adotei a sua técnica e fiz um grande desbaste no meu pequeno pomar, adaptando-o conforme a sua orientação, inclusive, instalando as duas fiadas de arame que ficam abaixo da principal, a fim de prender os ramos terciários.

    Minhas plantas são da espécie Amarelo Gigante e têm 7 meses de idade. Dos 20 pés, 8 produziram com abundância (cerca de 370 frutas até ao momento) após o sexto mês e estou a poucos dias de começar a colher maracujás maduros.

    Estou muito satisfeito com o resultado da poda ensinada por você, pois agora tenho plantas bem arejadas, inteligíveis, com todas as folhas visíveis e com muito menos folhas, o que permite um melhor controle de pragas e menos gastos na aplicação de defensivos e adubos foliares, já que a área de superfície de folhas teve uma redução de cerca de 60%.

    Parabéns pelo seu brilhante trabalho como fruticultor e obrigado por ter compartilhado o seu conhecimento.

    Um abraço.

    Maximiliano

    ResponderEliminar
  3. Olá, Pedro Meira.

    Eu plantei no dia 11/03/2019 um maracujazeiro num vaso, sob um caramanchão, ou parreiral, e pretendo aplicar o seu método de poda, agora nessa estrutura, que é horizontal.

    Trata-se de um experimento, mas acredito que dará certo. A expectativa é de que a planta ocupe toda a parreira em 4 meses e comece a frutifica em 6 meses. Também trata-se da espécie Amarelo Gigante.

    Mandarei notícias sobre os resultados obtidos.

    Um abraço.

    Max


    ResponderEliminar
  4. Vou plantar maracujá doce grande do Serrado brasileiro ele parece um mamão papaia pequeno

    ResponderEliminar