Pesquisar neste blogue

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Plantar Maracujá:

Como plantar maracujá?


1º - Passo: Criar a planta

     Primeiro comecei por comprar 1 kg de maracujá. 
     No meu caso escolhi maracujás de cor purpura escuro. São normalmente de tamanho mais pequeno mas mais doces. Podem optar pela variedade que desejar.
    Em casa, abri os maracujás e despejei o seu conteúdo num coador. Para não desperdiçar o fruto coei o sumo e fiz sumo natural de maracujá e laranja para o almoço. 
     No coador ficou apenas as sementes que deixei durante um mês ao sol para secarem.
    Em tempo apropriado, no meu caso que resido em angola foi no mês de Setembro, comprei sacos de polietileno e em cada saco coloquei 4 sementes.
    Passados alguns dias as sementes germinaram e começaram a aparecer as plantas. Atenção que nos casos onde mais que uma planta tenha germinado terá de arrancar as menos vigorosas para não atrapalharem a planta principal. Se conseguirem aproveitar a planta para outro saco ou vaso melhor, caso contrário é lixo.
    Depois das plantas ganharem cerca de 15 a 20 cm de altura está na altura de transplanta-las para o local onde pretende que cresça e dê frutos.

2º Passo: Criar o bardo

     Este passo depende muito do espaço de cada pessoa e de como pretende plantar os maracujás.
No meu caso que tenho muito espaço optei por criar um bardo em linha de várias plantas.
Desenho de bardo em linha
     O bardo em linha consiste na colocação de pilares com 2,50 metros de altura em que ficarão enterrados cerca de 50 cm. Entre si ficam afastados de 4 em 4 metros e é colocado arame no mínimo de 3,5 mm separados entre si entre 40 a 50 cm. No meu caso preferi deixar 50 cm entre cada arame.
     Para suporte do bardo é necessário que o primeiro e o último pilar tenha reforço. Ou optam por colocar meio pilar a 45 graus amarrado no pilar ou então optam por amarrar os arames a um chumbadouro fixo no chão. Isto para não amarrar os arames directamente nos pilares que depois de esticados e ainda com o peso dos frutos os pilares poderão não aguentar e dobrarem ou mesmo partirem.
     Eu aconselho, e foi o que fiz, abrir um buraco afastado sensivelmente 2,00 metros do pilar e enche-lo com pedra e betão. Submerso no betão um ferro redondo que a parte da dobra fica fora do betão para depois puder amarrar todos os arames.

Atenção: O primeiro arame a contar do chão tem de ficar a pelo menos 30 cm do chão. Caso contrário pode acontecer a planta ou mesmo o fruto tocar no chão e trazer doenças ou mesmo pragas.


3º Passo: Plantar o maracujazeiro no bardo

     Cada planta depois de ter no mínimo 15 cm de altura pode ser transplantada. Neste caso no bardo em linha temos que colocar cada pé da planta o mais encostado possível ao pilar do bardo. O objectivo é a planta subir pelo pilar para poderem prende-la. Caso contrario a planta não conseguirá suportar o seu peso.
O meu bardo com 12 meses
     Á medida que a planta vai crescendo temos de a ir prendendo para também puder encaminha-la para onde desejar-mos. Aqui o encaminhamento varia de pessoa para pessoa. No meu caso optei por criar o tronco principal, dois ramos secundários e vários ramos terciários mediante o espaçamento desejado.

      O procedimento foi o seguinte:

     O primeiro passo é deixar a planta crescer até chegar ao último arame do pilar. Quando atingir o ultimo arame corta-se a ponta da planta para a planta começar a desenvolver os ramos secundários. É preciso ter cuidado porque sempre que crescer ramos secundários na planta antes da mesma atingir o ultimo arame têm de ser cortados. A planta só poderá ter 2 secundários, que serão encaminhados no arame. Um deles será encaminhado no arame para o lado esquerdo do pilar e o outro para o lado direito.

     Agora temos os dois ramos secundários em desenvolvimento.
   Nos ramos secundários temos de ter o mesmo cuidado em cortar todos os ramos novos que aparecerem. O pretendido é os ramos secundários percorrerem o arame até chegar ao outro pilar. Quando isso acontecer teremos uma vez mais de cortar a ponta do ramo. Com isso damos por concluído o crescimento do ramo secundário e inicia-se o crescimento dos ramos terciários.
A minha primeira colheita de maracujá purpura escuro
    É nos ramos terciários que maioritariamente os frutos vão nascer, portanto serão ramos muito importantes. O principal cuidado será deixar desenvolver apenas os ramos mais vigorosos e sempre deixar um espaço entre terciários de cerca de 30 cm. Estes ramos iram desenvolver-se no sentido vertical e serão presos nos arames que estão na horizontal do bardo.
    Especial atenção que nos terciários vão aparecer outros ramos, ramos estes que terão de ser cortados. Cada planta terá de ter apenas 1 ramo principal, 2 secundários e vários terciários mediante o espaçamento pretendido. O comprimento do terciário apenas termina quando chegar ao arame mais perto do chão. Nesse caso corta-se também a ponta para terminar o ciclo desse ramo.
       Explicado a forma de encaminhamento da planta agora o objectivo é fechar o espaço entre pilares com os vários ramos para obter a maior quantidade de fruta.


Atenção: O Maracujazeiro é uma planta muito vigorosa que cresce com muita rapidez. Torna-se necessário poda-la constantemente. É a poda que torna a planta muito ou pouco produtiva. Quanto maior a ramagem desnecessária na planta menos vigorosos são os frutos. Portanto tente ter a planta o mais podada possível e garanto que terá produções muito generosas. Digo por experiência própria.


     Artigos relacionados:


28 comentários:

  1. .
    Boa noite Sr Pedro;

    Aqui Portugal, mais concretamente Ribatejo!

    Eu também me interesso por agricultura de climas quentes como Angola ...
    Será que podíamos trocar algumas impressões sobre o assunto???


    Cumprimentos,
    Vitor Monteiro.
    .


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Vitor,

      É com muito prazer que tenho em trocar impressões com pessoas com os mesmos interesses que os meus.

      Podes perguntar ou comentar o que quiseres.

      Cumprimentos de Angola!

      Eliminar
  2. .
    Boa tarde Pedro;

    « O comprimento do terciário apenas termina quando chegar ao arame mais perto do chão. Nesse caso corta-se também a ponta para terminar o ciclo desse ramo. »

    No cultivo dos maracujás roxos ( purpura ) ...
    Maia ou menos quanto tempo demora o ciclo dos ramos terciários?
    Ou seja, mais ou menos quanto tempo levam os ramos terciários a "crescerem" desde o arame mais alto até ao mais baixo perto do chão???


    Cumps.
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Vitor,

      Desde já saliento que o crescimento dos maracujazeiros roxos são mais lentos que o maracujá amarelo.

      Mas respondendo á sua pergunta, se tiver uma plantação com uma altura de 2 metros os terciários demoraram cerca de 3 a 4 meses.
      No entanto se a planta estiver na altura de produção visto que as plantas de maracujás dão relativamente cedo(quer dizer que os maracujazeiros tem produção mesmo antes da planta atingir o seu grau de crescimento) podem os treciários crescer em apenas 1 mês.

      Tudo depende da altura do ano em questão.
      Posso adiantar que em angola tenho produção 3 vezes ao ano! Portanto em apenas 1 ano eu tenho uma maracujazeiro no seu estado total de crescimento.

      Espero ter ajudado

      Eliminar
  3. .
    Boa noite;

    Claro que ajudou! E desde já o meu muito OBRIGADO!!!

    Depois do transplante ( mudas com 15 cm de altura ) ...
    Quanto tempo é necessário para começar a colheita???

    Nota1 - desculpa lá este autêntico interrogatório, mas eu queria implementar um pequeno pomar comercial de maracujá roxo, se possível fazer já o transplante no inicio da Primavera ( Portugal ), e preciso da máxima informação possível para conseguir resultados pelo menos aceitáveis.

    Nota2 - Pareces uma pessoa informada e pragmática ...
    já pensaste em tornar-te um profissional da agricultura???


    Cumps.
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Vitor,

      Se eu soubesse qual a época de produção em Portugal eu respondia-te com mais precisão.

      Em climas como Angola posso adiantar-te que depois de plantar o marucajazeiro entre 3 a 4 meses estás a colher maracujás. No entanto obviamente a produção vai ser pequena devido ás plantas ainda não terem atingido a sua maturação.

      Mesmo assim no meu caso na primeira colheita tirei cerca de 3 a 5 frutos por planta.

      Uma coisa que já reparei é que o maracujá roxo cada planta dá muito mais frutos que a planta de maracujá amarelo. Posso adianter-te que em cada planta de maracujá roxo tiro cerca de 25 maracujás.
      Não sei se tens comhecimento mas o maracujá roxo é bastante mais pequeno que o mararelo, contudo muito mais doce.

      Posso granatir-te que se tratas bem da planta e se a árvore está na sua plena maturidade podes tirar cerca de 25 Kg de maracujá por planta.

      Quanto á tua pergunta de tornar-me profissional tem sido dificil porque sou fruticultor apenas aos fins de semana devido ao meu emprego. No entanto gosto tanto de trabalhar com fruta e principalmente com maracujá que estou a fazer um pomar de maracujá de 172 plantas.
      O meu desejo em Angola é ter uma grande variedade de fruta, porque apenas se consome fruta nativa de cá (Papaia, Manga, Goiava, Nespera, Azarola, Abacaxi...) Quando comecei a dar ás pessoas Figos, Fisalis, Maracujá (para já os unicos frutos que tenho produção) ficaram admiradas porque nem sequer conheciam.

      Grande abraço e não te preocupes com o interrogatório!!!

      Eliminar
  4. .
    Boas;

    A produção de 25 Kg por planta ...
    Corresponde a que intervalo de tempo?
    Meses??? 1 ano???

    Nota - se vivesses perto de uma "grande cidade" podias cultivar esses frutos exóticos ( para os angolanos ) e vendê-los.
    O ideal seria vender para Luanda!

    Cumps.
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para conseguires ter 25 Kg por plantas precisas de ter a planta em estado total de maturação. Creio que se bem regada, bem adubada e bem tratada(poda bem feita), no 2 ano ja poderás conseguir os 25 Kg/planta.

      Eu estou na antiga Nova Lisboa, agora HUAMBO.
      A ideia é eu fazer o que gosto mas se surgir a oportunidade quem sabe serei um bom fornecedor de fruta.

      Abraço.

      Eliminar
  5. .
    Boas;

    Ainda em relação à polinização dos maracujás ...
    Ela é unicamente feita pelos insectos aí do Huambo???
    Ou utilizas alguma outra técnica como a polinização manual???
    Como fazem por exemplo no Brasil???

    Já pensaste na exportação das belas frutas do Huambo?
    POR EXEMPLO PARA PORTUGAL???


    Cumps.
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devido a eu ter um terreno muito vasto e com rio a fazer fronteira no meu terreno faz com que tenha muitas plasntas e muitas insectos (abelhas) que fazem esse trabalho.
      Estou ainda a pensar, já que um amigo meu tem um fabrica de embalamento de mel, implantar colmeias para produção de mel. Assim vendo-lhe o mel e as próprias abelhas fazem o papel da polonização.

      Já percebi que deves ver alguns videos brazileiros para plantação de Maracujá. Como podes-te perceber dá muito trabalho fazer polonização manual.
      Eu aconselhava-te a ter um jardim vigoroso que os insectos trabalham por ti.

      Para exportar teria de me dedicar a 100% á fruticultura.
      É um caso a pensar!!!

      Abraço

      Eliminar
    2. Boa tarde Vitor,

      Postei fotografias dos meus maracujás.
      Podes ver no blog em Frutas/Primeira produção de maracujá de 2015.

      Espero ser um insentivo para seguires com o teu projeto.

      Abraço e bom domingo.

      Eliminar
  6. muito bom conteudo...
    eu também planto maracujá e fiz um vídeo pra ajudar quem ta começando na atividade

    olha ai

    https://youtu.be/s8SJpwf0_gw

    ResponderEliminar
  7. Obrigado Willian,

    Muito bom vídeo o teu.
    Parabéns.

    E bom plantio!! Abraço

    ResponderEliminar
  8. Bom dia Gostaria de agendar uma visita(se possivel) a vossa fazenda a fim de colher algum conhecimento sobre o cultivo de Maracuja.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde,

    Será um prazer recebe-lo.
    Mas sublinho que a fazenda é em Angola, na cidade do Huambo.

    ResponderEliminar
  10. Bom dia
    É possível o local definitivo serem vasos? Se sim, qual a dimensão aconselhada?
    Não sei qual a dimensão das raízes, mas provavelmente precisam de algum espaço. Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  11. Olá, boa tarde

    Se não pretender ter pés de maracujá demasiados grandes e longos pode.
    No entanto quanto maior for o vazo melhor.
    Se tiver um daqueles baldes de 20 lt de tinta vazio pode usa-lo como vazo.

    Boa sorte.

    ResponderEliminar
  12. Bom dia, duas questões sobre a plantação:
    Quando se planta passa a planta para o local definitivo devemos adobar ? por exemplo com adubos naturais?
    Está correto deitar matos no fundo do buraco onde vamos plantar para tornar a terra mais fofa ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, deve adubar quando faz o plantio com adubo natural animal e se quiser um pouco de adubo comprado 12/24/12.

      Quanto á segunda pergunta, pessoalmente eu coloco matos de referencia mato já seco ou a decompor. Isso torna uma cama mais fofa tornando o enraizamento mais fácil e produtivo.

      Eliminar
  13. Que bom ver os comentários, estou em Malanje e estou a transplantar 150 hectares de maracuja roxo, espero interagir com vocês.. Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com certeza Virgílio,

      No que puder ajudar, conta comigo.

      Eliminar
    2. Bom dia Caríssimos,

      Gostei de ver os comentários e estou interessado em comprar maracujá em grandes quantidades. Pretendo criar um negócio e dependo de determinadas frutas para dar seguimento no meu projecto.

      Gostaria de conhecer quem possa fornecer-me maracujá. Vivo em Luanda.

      Meu e-mail: americo.castro01@outlook.com/(+244) 930378786-991141070.

      Não é um grande negócio, mas espero ter sucesso.

      Eliminar
  14. Bom dia Sr.Pedro,

    Eu so director de compras de uma empresa em Luanda.
    Podes por favor disponibilizar os vossos contacto para que possa entrar em contacto consigo por via telefone para podemos negociar melhor?

    os meus contactos abaixo.
    geral.t.jmk@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa mas tive problemas de email e não tinha acesso ás mensagens.

      Eu não produzo maracujá para comercio o que produzo é para comsumo proprio e oferta a amigos.

      O que produzo para venda é a planta.

      Para melhor conversação o meu e-mail é agrombacafaz@gmail.com

      Obrigado

      Eliminar
  15. Caríssimos,

    Vendem maracujá (saco, Caixa)? Quanto custa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Américo,

      Não vendo maracujá para o teu tipo de negócio.
      Eu não tenho quantidades para comércio.

      Mas dou-te os parabens por essa iniciativa de negócio.
      Força e boa sorte.

      Eliminar
  16. Bom dia, preciso comprar sementes do Maracuja gigante e também do Rubi do Cerrado, onde posso adquirir as sementes?

    ResponderEliminar
  17. Boa tarde Ilustre,

    Conteúdo muito interessante, tem publicações?

    ResponderEliminar