Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Colocar sementes de Maracujá nos vasos


     Este fim de semana decidi tirar as sementes do armários e preparei mais uma plantação de maracujá.

    Antes de explicar os meus passos relembro que sou residente em Huambo, Angola e como entramos no mês de Setembro é a altura ideal para este tipo de plantação.
       
Sacos de polietileno para plantar as sementes
       Primeiro fui á fazenda onde a minha esposa que é Engenheira Agrónoma trabalha no seu projecto de plantação de batata e enchi alguns baldes de terra fértil. Em seguida e depois de me maravilhar com a excelente produção de batata que brevemente vai sair da terra regressei casa e comecei a preparar sacos de polietileno (sacos específicos para este tipo de plantações), quem não tiver acesso a este produto pode usar vasos, latas, baldes, qualquer coisa onde a semente pode germinar e principalmente algo que retenha a água.
Sementes de maracujá amarelo
       Com os sacos prontos juntei a terra com turfa (substrato especial para plantação e envasamento de planta). Depois de juntos enchi os sacos e regei-os. A primeira rega deve ser em abundância para toda a terra ficar húmida e dar uma boa recepção ás sementes.
        Depois foi a hora de finalmente ir tirar as sementes do armário e mostrar-lhes a nova casa.
      Em cada saco coloquei quatro sementes. Esta prática usa-se para não correr o risco de haver sacos onde não nascer as plantas. Com a plantação de quatro sementes diminui-se esse risco. Eventualmente se acontecer nascer mais que uma planta no mesmo saco, aproveitam essa planta e colocam nout
ro saco ou então simplesmente jogam fora.
      Sobre as sementes remexi um pouco a terra para cobri-las e agora terei de esperar cerca de 3 semanas a um mês para começar a ver os primeiras plantas.
        Até lá não se esqueçam de irem praticando.

1 comentário:

  1. Muito bom fruto, este fruto é muito conhecido pelo seu poder de calmante. Parabens pelo blog Sr Pedro!

    ResponderEliminar