Como plantar maracujá?
1º - Passo: Criar a planta
Primeiro comecei por comprar 1 kg de maracujá.
No meu caso escolhi maracujás de cor purpura escuro. São normalmente de tamanho mais pequeno mas mais doces. Podem optar pela variedade que desejar.
Em casa, abri os maracujás e despejei o seu conteúdo num coador. Para não desperdiçar o fruto coei o sumo e fiz sumo natural de maracujá e laranja para o almoço.
No coador ficou apenas as sementes que deixei durante um mês ao sol para secarem.
Em tempo apropriado, no meu caso que resido em angola foi no mês de Setembro, comprei sacos de polietileno e em cada saco coloquei 4 sementes.
Passados alguns dias as sementes germinaram e começaram a aparecer as plantas. Atenção que nos casos onde mais que uma planta tenha germinado terá de arrancar as menos vigorosas para não atrapalharem a planta principal. Se conseguirem aproveitar a planta para outro saco ou vaso melhor, caso contrário é lixo.
Depois das plantas ganharem cerca de 15 a 20 cm de altura está na altura de transplanta-las para o local onde pretende que cresça e dê frutos.
2º Passo: Criar o bardo
Este passo depende muito do espaço de cada pessoa e de como pretende plantar os maracujás.
No meu caso que tenho muito espaço optei por criar um bardo em linha de várias plantas.
|
Desenho de bardo em linha |
O bardo em linha consiste na colocação de pilares com 2,50 metros de altura em que ficarão enterrados cerca de 50 cm. Entre si ficam afastados de 4 em 4 metros e é colocado arame no mínimo de 3,5 mm separados entre si entre 40 a 50 cm. No meu caso preferi deixar 50 cm entre cada arame.
Para suporte do bardo é necessário que o primeiro e o último pilar tenha reforço. Ou optam por colocar meio pilar a 45 graus amarrado no pilar ou então optam por amarrar os arames a um chumbadouro fixo no chão. Isto para não amarrar os arames directamente nos pilares que depois de esticados e ainda com o peso dos frutos os pilares poderão não aguentar e dobrarem ou mesmo partirem.
Eu aconselho, e foi o que fiz, abrir um buraco afastado sensivelmente 2,00 metros do pilar e enche-lo com pedra e betão. Submerso no betão um ferro redondo que a parte da dobra fica fora do betão para depois puder amarrar todos os arames.
Atenção: O primeiro arame a contar do chão tem de ficar a pelo menos 30 cm do chão. Caso contrário pode acontecer a planta ou mesmo o fruto tocar no chão e trazer doenças ou mesmo pragas.
3º Passo: Plantar o maracujazeiro no bardo
Cada planta depois de ter no mínimo 15 cm de altura pode ser transplantada. Neste caso no bardo em linha temos que colocar cada pé da planta o mais encostado possível ao pilar do bardo. O objectivo é a planta subir pelo pilar para poderem prende-la. Caso contrario a planta não conseguirá suportar o seu peso.
|
O meu bardo com 12 meses |
Á medida que a planta vai crescendo temos de a ir prendendo para também puder encaminha-la para onde desejar-mos. Aqui o encaminhamento varia de pessoa para pessoa. No meu caso optei por criar o tronco principal, dois ramos secundários e vários ramos terciários mediante o espaçamento desejado.
O procedimento foi o seguinte:
O primeiro passo é deixar a planta crescer até chegar ao último arame do pilar. Quando atingir o ultimo arame corta-se a ponta da planta para a planta começar a desenvolver os ramos secundários. É preciso ter cuidado porque sempre que crescer ramos secundários na planta antes da mesma atingir o ultimo arame têm de ser cortados. A planta só poderá ter 2 secundários, que serão encaminhados no arame. Um deles será encaminhado no arame para o lado esquerdo do pilar e o outro para o lado direito.
Agora temos os dois ramos secundários em desenvolvimento.
Nos ramos secundários temos de ter o mesmo cuidado em cortar todos os ramos novos que aparecerem. O pretendido é os ramos secundários percorrerem o arame até chegar ao outro pilar. Quando isso acontecer teremos uma vez mais de cortar a ponta do ramo. Com isso damos por concluído o crescimento do ramo secundário e inicia-se o crescimento dos ramos terciários.
|
A minha primeira colheita de maracujá purpura escuro |
É nos ramos terciários que maioritariamente os frutos vão nascer, portanto serão ramos muito importantes. O principal cuidado será deixar desenvolver apenas os ramos mais vigorosos e sempre deixar um espaço entre terciários de cerca de 30 cm. Estes ramos iram desenvolver-se no sentido vertical e serão presos nos arames que estão na horizontal do bardo.
Especial atenção que nos terciários vão aparecer outros ramos, ramos estes que terão de ser cortados. Cada planta terá de ter apenas 1 ramo principal, 2 secundários e vários terciários mediante o espaçamento pretendido. O comprimento do terciário apenas termina quando chegar ao arame mais perto do chão. Nesse caso corta-se também a ponta para terminar o ciclo desse ramo.
Explicado a forma de encaminhamento da planta agora o objectivo é fechar o espaço entre pilares com os vários ramos para obter a maior quantidade de fruta.
Atenção: O Maracujazeiro é uma planta muito vigorosa que cresce com muita rapidez. Torna-se necessário poda-la constantemente. É a poda que torna a planta muito ou pouco produtiva. Quanto maior a ramagem desnecessária na planta menos vigorosos são os frutos. Portanto tente ter a planta o mais podada possível e garanto que terá produções muito generosas. Digo por experiência própria.
Artigos relacionados: