Pesquisar neste blogue

sábado, 30 de agosto de 2014

Maracujá:

Maracujá:


Maracujá purpura escuro
        O maracujá é um fruto redondo ou ouvoide de nome cientifico Passiflora Edulis, normalmente de cor amarela ou cor purpura escuro depois de maduro, tem uma grande quantidade de sementes no seu interior e a sua árvore chama-se de Maracujazeiro.

         Popularmente conhecido como a fruta da tranquilidade o maracujá tem uma acção calmante, anciolítica, antimelancólica, diorética e analgésica. serve principalmente para tratamento da ansiedade, insónia, depressão, taquicardia, vertigens, hipertensão arterial, asma, cólicas intestinais, menopausa, alivia as dores de cabeça e dores musculares.

         As partes utilizáveis do maracujá são:

Maracujá amarelo
Fruto: Rico em vitamina B e C, cálcio, ferro, fosforo, sódio e potássio.  No organismo actua como bloqueador de gordura e ajuda a diminuir os índices de açúcar no sangue;

Folha: Em forma de infusão, o seu chá combate a depressão, ansiedade, dores de cabeça e dores musculares;

Casca: Parte onde normalmente não prestamos atenção e jogamos fora mas que é rica numa substancia chamada Pectina. É uma fibra solúvel que ajuda muito no processo digestivo e também actua como bloqueador de gorduras. ideal para quem quer perder peso;

Flor: Popularmente conhecida como flor da paixão, é uma flor linda para enfeites e ornamentos e tem um papel fundamental para polinização da espécie.

         Apesar de não ter contra indicações os especialistas lembram que exageros devem ser evitados. O poder sedativo do maracujá pode baixar a pressão e criar sonolência.


     Artigos relacionados: